29 de out. de 2010

Festa das Almas será realizada só na segunda-feira

29/10/2010
Devido às eleições, a festa de três dias será comemorada em apenas um, lembrando e referenciando os mortosFortaleza. Devido às eleições 2010, este ano a tradicional Festa das Almas será realizada somente no dia 1º de novembro. Em anos anteriores, a festa - que mistura o sagrado e o profano - aconteceu durante os três dias que antecedem o Dia de Finados. Mesmo com período reduzido em uma noite, a organização do evento promete reunir cerca de 50 mil visitantes, entre moradores da cidade e de municípios vizinhos.
O público que visita Ocara neste período vem por motivos distintos. Há aqueles que vêm visitar os familiares que já partiram deste plano. E outros que preferem se reunir com os amigos e familiares vivos, na programação musical oferecida na cidade durante a noite, na VI Mostra da Cultura Popular de Ocara- a tradicional Festa das Almas - ano 2010.
A programação cultural promoverá shows de forró, na Praça de Eventos, apresentações de tradições culturais nordestinas e as homenagens aos mortos por ocasião do Dia de Finados.
As homenagens iniciam às 18 horas, no Cemitério Público Pai Dodó. E ao mesmo tempo, na praça pública, os visitantes conferem as apresentações culturais, feira do artesanato e comidas típicas. O restante da noite ficará no comando das bandas Aviões do Forró, Solteirões, Casadões do Forró e, também, o Forró Cearense.
A Festa das Almas é considerada singular, por reunir a tradição da cultura popular e o novo som do forró eletrônico, a reza e a dança, o silêncio no cemitério e o barulho dos sons na praça.
O evento já faz parte do calendário cultural do Ceará e vem tentando fortalecer o lado religioso. Por isso, gestores públicos e religiosos preparam uma programação diversificada para os visitantes.
SurgimentoO surgimento da festa coincide com a fundação da cidade e, por este motivo, promove a preservação da identidade dos cidadãos de Ocara. A história inicia em meados da década de 1920. Segundo historiadores, os irmãos Dodó, moradores do antigo distrito de Jurema, realizavam, na época, festas dançantes e leilões para a comunidade, com o objetivo de custear a construção do cemitério. A construção findou e a festa continuou, nascendo assim, a Festa das Almas. Ao longo do tempo, ela foi agregando outras manifestações - culturais e musicais.

Hoje, a preferência da maioria é pela animação e, de muitos, pela bebedeira, mesmo com a tentativa de fortalecer o lado religioso da festa. O Terço das Almas, realizado no início da noite que antecede o dia 2, foi uma das estratégias adotadas.

As visitas aos entes queridos será iniciada na manhã de segunda-feira e prosseguirá por toda a madrugada e pela terça-feira, com a oferta de rosas e velas por familiares. Os visitantes, vindos de Aracoiaba, Guaiúba, Cascavel, Ibaretama, entre outros, se deslocam também, a partir da segunda-feira. Muitos alugam ônibus e até caminhões pau-de-arara para ir à festa.
A festa realizada naquele município assemelha-se a realizada pelos mexicanos, que conciliam homenagens aos mortos com festas e alegria.

SemelhançaO Dia dos Mortos, como é conhecido o Finados no México, é uma celebração de origem indígena de honra aos defuntos, também no dia 2 de novembro. A festa mexicana inicia no dia anterior e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. Quando os espanhóis chegaram à América, no século XVI, se espantaram com a prática indígena, e no intento de converter os nativos, fizeram as festividades - indígenas e católicas - coincidirem.
Há relatos que os astecas, maias, purépechas, náuatles e totonacas praticavam este culto aos mortos. Os rituais eram realizados por estes povos pelo menos há 3 mil anos. Na era pré-hispânica era comum a prática de conservar os crânios como troféus, e mostrá-los durante os rituais que celebravam a morte e o renascimento.
A festa, que tempos depois tornou-se o Dia dos Mortos, era comemorada no nono mês do calendário solar asteca, por volta do início de agosto, e perdurava um mês. As festividades eram presididas pela deusa Mictecacíhuatl, conhecida como a "Dama da Morte". Atualmente está relacionada à La Catrina, personagem de José Guadalupe Posada, e dedicadas às crianças e parentes falecidos.
As festividades do Dia dos Mortos, no México, são das mais animadas do país. Eles consideram que neste dia os mortos vêm visitar seus parentes. E por esta razão, é um dia farto: comida, bolos, festa, música e doces preferidos são oferecidos aos familiares que já se foram. Os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar.
Em Ocara, devido às eleições para o segundo turno, não serão celebrados os três dias de festa, somente um. A Festa conta com o patrocínio do Governo do Estado do Ceará, Banco do Nordeste do Brasil e Caixa Econômica Federal. A organização é da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Igreja.

Visitantes50 mil visitantes são esperados na Festa das Almas, em Ocara, no próximo dia 1º de novembro, e participaram de procissão, terço dos mortos, visitação ao cemitérios e shows culturais

MAIS INFORMAÇÕES Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Juventude
http://www.ocara.ce.gov.br/
(85) 3322.1330
EMANUELLE LOBOREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário