Reconhecida pela Portaria Nº 821/ MEC D.O.U. de 01/06/1994
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1 EDITAL Nº 23/2010
A Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, através da Comissão Executiva do
Processo Seletivo – CEPS, torna público o presente Edital, para conhecimento dos
interessados, disciplinando as condições do PROCESSO SELETIVO 2011.1, destinado ao
preenchimento das vagas dos cursos de graduação desta Universidade.
1. VALIDADE/VAGAS
1.1. O PROCESSO SELETIVO para preenchimento de 1.115 (mil cento e quinze) vagas,
distribuídas conforme quadro abaixo, terá validade, unicamente, para matrícula no 1º (primeiro) período de 2011.
CURSOS MODALIDADES VAGAS TURNOS
ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO 40 NOTURNO
BIOLOGIA BACHARELADO 25 INTEGRAL
BIOLOGIA LICENCIATURA 25 INTEGRAL
CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO 40 DIURNO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO 40 NOTURNO
CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO 40 INTEGRAL
CIÊNCIAS – HAB. MATEMÁTICA LICENCIATURA 50 NOTURNO
CIÊNCIAS SOCIAIS BACHARELADO 25 NOTURNO
CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA 25 NOTURNO
DIREITO BACHARELADO 40 VESPERTINO
EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO 50 INTEGRAL
EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 50 INTEGRAL
ENFERMAGEM BACHARELADO 35 INTEGRAL
ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL BACHARELADO 40 INTEGRAL
FILOSOFIA BACHARELADO 40 DIURNO
FILOSOFIA LICENCIATURA 40 NOTURNO
FÍSICA LICENCIATURA 50 NOTURNO
GEOGRAFIA LICENCIATURA 40 DIURNO
HISTÓRIA LICENCIATURA 40 NOTURNO
LETRAS – HAB. EM LÍNGUA INGLESA LICENCIATURA 40 DIURNO
LETRAS – HAB. EM LÍNGUA PORTUGUESA LICENCIATURA 40 DIURNO
LETRAS – HAB. EM LÍNGUA PORTUGUESA LICENCIATURA 40 NOTURNO
PEDAGOGIA LICENCIATURA 50 DIURNO
PEDAGOGIA LICENCIATURA 50 NOTURNO
QUÍMICA BACHARELADO 40 INTEGRAL
QUÍMICA LICENCIATURA 40 NOTURNO
TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS BACHARELADO 40 NOTURNO
ZOOTECNIA BACHARELADO 40 DIURNO
T O T A L 1.115
2 OBS: Graus de Formação:
Bacharelado: Formação de pesquisadores e de mão-de-obra capacitada a ingressar
imediatamente no campo específico da profissão.
Licenciatura: A licenciatura tem por objetivo formar professores habilitados a atuar na
educação fundamental e média das respectivas áreas.
2. INSCRIÇÕES
2.1. Estarão abertas no período de 25 de outubro a 12 de novembro de 2010, das 08h às
23h59min, as inscrições para o PROCESSO SELETIVO 2011.1, objetivando
classificar candidatos a cursos de graduação desta Universidade.
2.1.1. Os candidatos que desejarem solicitar desconto ou isenção da taxa de inscrição
deverão efetuar sua inscrição somente no período de 25 a 29 de outubro de
2010, das 08h às 23h59min, e proceder conforme item 3.4 deste Edital.
2.2. O PROCESSO SELETIVO estará aberto a candidatos que hajam concluído ou que
venham a concluir o Ensino Médio, ou estudos equivalentes, comprovadamente, até a
data da matrícula, prevista para os dias 18 e 19 de janeiro de 2011, conforme item
7.1, sob pena de perderem o direito de vaga, se aprovados.
2.3. As inscrições serão recebidas nos dias e horários indicados no item 2.1,
exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico http://vestibular.uvanet.br .
2.4. Será aceita apenas 1 (uma) inscrição por candidato.
2.5. A taxa de inscrição é de R$ 100,00 (cem reais), paga através de boleto bancário que
deverá ser impresso após o preenchimento da ficha requerimento de inscrição on-line.
2.5.1. Em nenhuma hipótese será devolvida a taxa de inscrição.
2.5.2. Serão concedidos desconto ou isenção da taxa de inscrição indicada no item 2.5,
conforme Resolução nº 0007/2009 – CONDIR, de 02 de junho de 2009.
2.6. Na ficha requerimento on-line o candidato indicará o curso, a modalidade e o turno
para os quais pleiteia a sua classificação, dentre os mencionados no item 1.1 deste
edital, bem como a língua estrangeira de sua preferência (inglês ou espanhol).
2.7. O candidato é o único responsável pela veracidade das informações prestadas na ficha
requerimento de inscrição on-line e seu correto preenchimento, não sendo permitida a
troca de curso, modalidade, turno ou língua estrangeira.
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2.8. A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto, que deverá ser
realizado até o dia 12 de novembro de 2010.
2.9. Não será aceito pedido de inscrição extemporânea ou em desacordo com as normas
deste Edital.
2.10. A inscrição tem caráter condicional, podendo ser cancelada a qualquer momento,
desde que verificadas falsidades ou inexatidões nas informações prestadas.
2.11. A CEPS não se responsabilizará por inscrição não recebida por motivos de ordem
técnica dos computadores, tais como falhas de comunicação e congestionamento que
impossibilitem a transferência de dados.
3. DESCONTO E ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO
3.1. Conforme Resolução nº 0007/2009 – CONDIR, de 02 de junho de 2009, haverá
desconto ou isenção da taxa de inscrição nos Processos Seletivos realizados por esta
Universidade, objetivando classificar candidatos a cursos de graduação em sua sede.
3.2. Terão direito à isenção:
3.2.1. Doadores de sangue, de acordo com a lei nº 12.559, de 29 de dezembro de
1995;
3.2.2. Funcionários técnicos e administrativos desta Universidade e os amparados pela
Portaria nº 243/2010 de 26/04/10, bem como seus dependentes diretos (cônjuge
e filhos).
3.3. Terão direito a desconto de 50% (cinquenta por cento):
3.3.1. Candidatos que cursaram todo o Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries) em escolas da
rede pública (municipal, estadual ou federal) de funcionamento regular no
Estado do Ceará;
3.3.2. Candidatos que tenham cursado a 1ª e a 2ª séries do Ensino Médio em escolas
da rede pública (municipal, estadual ou federal) de funcionamento regular no
Estado do Ceará e estejam, no período destinado à inscrição do processo
seletivo, ainda cursando em escola pública o segundo semestre do 3º ano do
Ensino Médio.
3.4. O desconto ou isenção deverão ser solicitados somente no período de 25 a 29 de
outubro de 2010, de 08 às 11 horas e de 14 às 17 horas, na Comissão Executiva do
Processo Seletivo – CEPS, à Av. da Universidade, 317, Bairro Derby, CAMPUS DA
CIDAO, em Sobral-CE, mediante requerimento adquirido no endereço eletrônico
http://vestibular.uvanet.br, acompanhado da documentação comprobatória das
condições que qualificam o candidato a desconto ou isenção, nos termos seguintes, sob
pena de indeferimento:
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3.4.1. Em se tratando de doador de sangue, o candidato deverá apresentar original da
certidão, expedida pelo HEMOCE, comprovando 2 (duas) doações num
período de 1 (um) ano e que a última doação tenha sido feita em um prazo de
até 12 (doze) meses da realização do processo seletivo;
3.4.2. Em se tratando de servidor da UVA, o candidato deverá apresentar fotocópia
do último contracheque ou declaração do setor de trabalho;
3.4.3. Em se tratando de dependente direto de servidor da UVA, o candidato deverá
apresentar os seguintes documentos:
I. Fotocópia do contracheque ou declaração do setor de trabalho do servidor da
UVA;
II. Comprovação do vínculo com o servidor da UVA, por meio de fotocópia de
documento oficial: certidão de casamento, certidão de nascimento,
identidade.
3.4.4. Em se tratando de aluno egresso de escola pública de funcionamento regular
no Estado do Ceará, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos,
acompanhados dos respectivos originais:
a) Fotocópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio que contenha, no
verso, dados das três séries do Ensino Médio e carimbo e assinatura da
autoridade expedidora, ou Histórico Escolar do Ensino Médio em que
conste(m) o(s) nome(s) da(s) escola(s) pública(s) em que cursou as três séries
do Ensino Médio, devidamente carimbado e assinado pela autoridade
expedidora, ou
b) Fotocópia do Histórico Escolar do Ensino Médio em que conste(m) o(s)
nome(s) da(s) escola(s) pública(s) em que cursou as duas séries do Ensino
Médio e declaração original emitida pela escola pública em que está cursando
o segundo semestre da terceira série do Ensino Médio. Os documentos
deverão estar carimbados e assinados pela(s) autoridade(s) expedidora(s).
4. CARTÃO DE INFORMAÇÃO
4.1. O cartão de informação, documento indispensável para o acesso do candidato ao
local de realização das provas, será disponibilizado no endereço eletrônico
http://vestibular.uvanet.br, a partir do dia 06 de dezembro de 2010.
5. PROVAS
5.1. O PROCESSO SELETIVO constará das 3 (três) seguintes provas:
I- PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS;
II - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS;
III- PROVA DE REDAÇÃO.
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5.2. A Prova de Conhecimentos Gerais constará de 60 (sessenta) questões objetivas
(distribuídas conforme quadro abaixo), valendo cada questão 50 (cinquenta) pontos,
num total de 3.000 (três mil) pontos.
DISCIPLINAS Nº DE QUESTÕES
LÍNGUA PORTUGUESA 08
LÍNGUA ESTRANGEIRA 04
HISTÓRIA 08
GEOGRAFIA 08
MATEMÁTICA 08
FÍSICA 08
QUÍMICA 08
BIOLOGIA 08
T O T A L 60
5.3. A Prova de Conhecimentos Específicos constará de 20 (vinte) questões objetivas,
valendo cada questão 50 (cinquenta) pontos, num total de 1.000 (mil) pontos.
5.4. As disciplinas constantes da Prova de Conhecimentos Específicos de cada curso serão
as seguintes:
CURSOS DISCIPLINAS
C. SOCIAIS, DIREITO, FILOSOFIA, LETRAS e PEDAGOGIA LÍNGUA PORTUGUESA e HISTÓRIA
GEOGRAFIA e HISTÓRIA GEOGRAFIA e HISTÓRIA
BIOLOGIA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFERMAGEM e
ZOOTECNIA
BIOLOGIA e QUÍMICA
C. COMPUTAÇÃO, C. MATEMÁTICA, ENGENHARIA CIVIL
E AMBIENTAL, FÍSICA e TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO
DE EDIFÍCIOS
MATEMÁTICA e FÍSICA
ADMINISTRAÇÃO e C. CONTÁBEIS MATEMÁTICA E HISTÓRIA
QUÍMICA MATEMÁTICA e QUÍMICA
5.5. A prova de REDAÇÃO, valendo 1.000 (mil) pontos, será uma composição em prosa
de no mínimo 15 (quinze) e no máximo 30 (trinta) linhas, realizada em torno de tema a
ser indicado pela COMISSÃO EXECUTIVA DO PROCESSO SELETIVO e avaliada
com relação aos aspectos de conteúdo, ortografia, pontuação e estruturação correta das
frases.
5.6. Na prova de REDAÇÃO serão considerados os aspectos:
a) Relacionamento com o tema;
b) Ordenação lógica do pensamento;
c) Correção e linguagem.
5.7. As provas serão aplicadas no domingo, dia 12 de dezembro de 2010, em local a ser
indicado no cartão de informação, nos seguintes horários:
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6
a) De 08 às 12 horas – Prova de Conhecimentos Gerais
b) De 14 às 17 horas – Prova de Conhecimentos Específicos e Prova de Redação
5.8. Os candidatos deverão comparecer ao local das provas 1 (uma) hora antes do seu
início. Não será permitida, sob hipótese alguma, a entrada de retardatários.
5.9. PARA TEREM ACESSO AO LOCAL DAS PROVAS, OS CANDIDATOS
DEVERÃO APRESENTAR, OBRIGATORIAMENTE, ORIGINAL DO
DOCUMENTO OFICIAL DE IDENTIDADE E O CARTÃO DE
INFORMAÇÃO. NÃO SERÃO ACEITOS COMO DOCUMENTO DE
IDENTIDADE, POR SEREM DESTINADOS A OUTROS FINS, A CERTIDÃO
DE NASCIMENTO, O TÍTULO DE ELEITOR, A CARTEIRA DE
RESERVISTA E A CARTEIRA DE ESTUDANTE.
5.10. Não haverá, sob hipótese alguma, aplicação de provas fora dos locais
indicados no Cartão de Informação.
5.11. Não será permitido ao candidato copiar o gabarito durante a realização das provas.
5.12. Ao término das provas, o candidato que não devolver à fiscalização o cartão-resposta
e/ou o caderno de prova será eliminado do certame.
5.13. As provas e os cartões-resposta dos candidatos serão destruídos 60 (sessenta) dias
após a realização do Processo Seletivo.
6. CLASSIFICAÇÃO E RESULTADO
6.1. O PROCESSO SELETIVO far-se-á pelos processos eliminatório e classificatório, em
ordem decrescente da soma dos pontos obtidos, com classificação dos candidatos até o
limite das vagas fixado neste edital.
6.2. Será adotado na apuração das provas o critério da soma dos escores brutos alcançados
pelos candidatos.
6.3. Concluída a apuração das provas relacionadas no item 5.1, far-se-á a relação por curso,
em ordem decrescente da soma dos pontos obtidos pelos candidatos.
6.4. Somente serão avaliadas as provas de Redação dos candidatos classificados nas provas
I e II do item 5.1 até o limite do TRIPLO das vagas existentes para cada curso. Nos
cursos cuja relação candidato/vaga for superior a 10 (dez), serão avaliadas as provas
de Redação dos candidatos classificados até o limite do QUÁDRUPLO das vagas
fixadas para o curso.
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6.4.1.Serão avaliadas as provas de Redação de todos os candidatos empatados na
última classificação.
6.5. Serão eliminados os candidatos que não atingirem o perfil mínimo de 25% (vinte e
cinco por cento) de aproveitamento em cada uma das provas do certame.
6.6. Será atribuída nota ZERO à Prova de Redação dos candidatos enquadrados no item
6.4, em qualquer das situações abaixo:
a) Fora do tema;
b) Escrita a lápis;
c) Escrita em versos;
d) Escrita de forma ilegível;
e) Com identificação do candidato fora do local especificado;
f) Com menos de 15 (quinze) linhas.
6.7. Todos os casos de empate serão resolvidos com a aplicação sucessiva dos seguintes
critérios:
a) Maior escore na Prova de Conhecimentos Específicos;
b) Maior escore na Prova de Conhecimentos Gerais;
c) Maior escore na disciplina Língua Portuguesa da Prova de Conhecimentos Gerais;
d) Maior escore na disciplina Matemática da Prova de Conhecimentos Gerais.
6.8. A pontuação final de cada candidato será a soma dos pontos obtidos nas provas
relacionadas no item 5.1 deste edital.
6.9. Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que, comprovadamente, usar fraude
ou que para ela tenha concorrido, atentar contra a disciplina ou desacatar a quem quer
que esteja investido de autoridade para coordenar, orientar ou auxiliar na realização
das provas.
6.10. O resultado do Processo Seletivo será divulgado no dia 14 de janeiro de 2011, às 17
horas, na Comissão Executiva do Processo Seletivo, à Av. Dr. Guarany, 317 –
CAMPUS CIDAO, Bairro Derby, em Sobral-CE, e/ou no endereço eletrônico
http://vestibular.uvanet.br .
7. MATRÍCULA
7.1. A matrícula dos classificados será no dia 18 de janeiro de 2011
PRIORITARIAMENTE para os cursos de Ciências da Computação, Ciências – Hab.
Matemática, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil e Ambiental, Filosofia,
Física, Pedagogia, Química e Tecnologia em Construção de Edifícios, e no dia 19 de
janeiro de 2010 PRIORITARIAMENTE para os cursos de Administração, Biologia,
Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Direito, Geografia, História, Letras e Zootecnia,
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8
na PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO – PROGRAD, Campus
Betânia, nos horários de 08 às 12 horas e 14 às 18 horas.
7.2. A divulgação do número de vagas remanescentes será no dia 20 de janeiro de 2011,
às 08 horas, na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROGRAD e/ou no endereço
eletrônico http://vestibular.uvanet.br .
7.3. A chamada dos 25 (vinte e cinco) primeiros classificáveis, se restarem vagas, será no
dia 20 de janeiro de 2011, para todos os cursos, na PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE
GRADUAÇÃO – PROGRAD, Campus Betânia, às 10 horas.
7.3.1. Perderão o direito à vaga os candidatos que chegarem fora do horário acima
previsto.
7.4. Para a matrícula serão exigidos os seguintes documentos, acompanhados dos
respectivos originais:
a) 1 (uma) fotocópia da Carteira de Identidade;
b) 1 (uma) fotocópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
c) 1 (uma) fotocópia do comprovante da obrigação eleitoral;
d) 1 (uma) fotocópia do Certificado Militar (para homens);
7.4.1. Não será aceito como comprovante de término do Ensino Médio o Certificado
Supletivo prestado por menores de 18 anos.
8. RECURSOS
8.1. A CEPS - UVA somente tomará conhecimento de recursos que versem diretamente sobre
a elaboração e gabaritos das provas do Processo Seletivo no prazo de 2 (dois) dias úteis
contados do término da última prova.
8.2. Os pontos correspondentes às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos os
candidatos que não obtiveram os pontos na correção inicial.
8.3. Do resultado final do Processo Seletivo cabe recurso, recebido no prazo de 2 (dois) dias
úteis, contados da sua divulgação.
8.4. Os recursos deverão ser dirigidos ao Presidente da CEPS/UVA e entregues na sede da
Comissão Executiva do Processo Seletivo – CEPS, à rua Dr. Guarany, 317 - Bairro
Derby – CAMPUS DA CIDAO, nos horários de 08 às 11 horas e de 14 às 17 horas.
8.5. Não será analisado o pedido de recurso apresentado fora do prazo, sem fundamentação,
fora de contexto ou de forma diferente da estipulada neste Edital.
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8.6. O resultado dos recursos, assim como as alterações de gabarito que vierem a ocorrer após
o julgamento dos mesmos, estará à disposição dos candidatos junto à Comissão
Executiva do Processo Seletivo – CEPS.
9. DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1. Os candidatos que necessitarem de prova diferenciada ou atendimento em sala especial
por motivo de deficiência física, doença infecto-contagiosa ou qualquer enfermidade
deverão apresentar requerimento e atestado médico à CEPS com antecedência mínima
de 03 (três) dias úteis da realização das provas.
9.2. Em caso de dúvida a respeito da identificação do candidato, a CEPS utilizará métodos
de identificação que julgar conveniente, sendo eliminado o candidato que se recusar a
submeter-se ao procedimento adotado pela Comissão.
9.3. A CEPS poderá, a seu critério e em atendimento aos interesses da Universidade,
prorrogar os prazos estabelecidos para a inscrição de candidatos ao seu Processo
Seletivo.
9.4. O Conteúdo Programático consta do Anexo I deste Edital.
9.5. O PROCESSO SELETIVO reger-se-á pelas normas estabelecidas neste Edital e pelas
instruções gerais baixadas pela COMISSÃO EXECUTIVA DO PROCESSO
SELETIVO.
9.6. Os casos omissos serão resolvidos pela CEPS, respeitando-se a legislação em vigor.
Sobral-CE, 04 de outubro de 2010.
Antônio Colaço Martins
R E I T O R
José Ferreira Portella Netto
PRESIDENTE DA CEPS
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10 ANEXO I
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA O PROCESSO SELETIVO 2011.1
LÍNGUA PORTUGUESA
Espera-se que, ao terminar o ensino médio, o aluno seja capaz de ler e compreender textos de diferentes
gêneros literários. A prova de Língua Portuguesa deverá, assim, incluir todo tipo de texto, privilegiando
textos de circulação nas instituições de educação básica: a) Ficcionais: conto, crônica, romance e texto
poético de diferentes estilos de época; b) Não - Ficcionais: noticia, editorial, artigo de opinião e crônica
divulgados em jornais e revistas de circulação local, regional e nacional.
- Gramática: 1. Fonologia: vogais, consoantes, ditongo, hiato, encontros consonantais e dígrafo. 2.
Morfologia: estrutura das palavras (raiz, radical, vogal temática, tema, prefixos, sufixos e desinências) e
formação de palavras (composição e derivação). Classificação das palavras segundo a NGB. 3. Sintaxe:
termos da oração (essenciais, integrantes e acessórios). Classificação dos períodos e das orações.
Concordância, regência e colocação.
- Literatura: 1. Era Colonial: Classicismo, Barroco, Arcadismo, com ênfase nas características, autores e
obras representativos do estilo de época. 2. Era Nacional: Romantismo, Realismo, Naturalismo,
Parnasianismo, Simbolismo, Modernismo e Contemporaneidade, com ênfase nas características, autores e
obras representativos do estilo de época.
- Relação de Obras e Autores Indicados para o Processo Seletivo 2011.1 - 1. A Moreninha, de Joaquim
Manuel de Macedo; 2. O Cortiço, de Aluísio Azevedo; 3. O Mulato, de Aluísio Azevedo; 4. O Missionário,
de Inglês de Sousa; 5. O Bom Crioulo, de Adolfo Caminha.
LÍNGUA INGLESA
1. Articles: definite and indefinite. 2. Nouns: the kinds of nouns; the plural of nouns. 3. Adjectives: the
kinds of adjectives; comparison of adjectives. 4. Pronouns: personal pronouns; demonstrative pronouns;
relative pronouns; interrogative pronouns. 5. Verbs: the kinds of verbs; auxiliary verbs; participles;
gerunds; the conjugation of verbs; anomalous verbs. 6. Adverbs: the functions of adverbs; the kinds of
adverbs; comparison of adverbs. 7. Prepositions. 8. Conjunctions: coordinating conjunctions; subordinating
conjunctions. 9. Miscellaneous words, phrases and constructions. 10. Questions on idiom and construction.
LÍNGUA ESPANHOLA
1. Fonética 2. Ortografía 3. Morfología o analogía: morfología o apología; nombre substantivo; nombre
adjetivo; pronombre; artículo; verbo; conjugación del verbo haber y del verbo ser; conjugación de los
verbos atar, vender y unir; verbos de irregularidad propia; conjugación de los verbos de irregularidad
propia; adverbio; preposición; prefijos; conjunción. 4. Sintaxis: casos gramaticales; de la concordância y de
sus variedades; formación de la oración gramatical; la voz pasiva; oraciones de reflexivo; oraciones de
verbo en forma perifrástica 5. Texto: análisis y estudio de las ideas de um texto.
FÍSICA
1. Grandezas físicas e sistemas de unidades: sistemas de unidades; grandezas escalares e vetoriais; relação
entre grandezas. 2. Estática: operações com vetores; adição, subtração e decomposição; noção de força;
forças concorrentes e não-concorrentes; momento de uma força; condições de equilíbrio; estudos de
equilíbrio de um corpo; centro de gravidade. 3. Cinemática e dinâmica da partícula: sistema de referência;
cinemática escalar e vetorial dos movimentos retilíneo uniforme, retilíneo uniformemente variado e circular
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11uniforme; leis de Newton; conservação do movimento linear em colisões elásticas unidimensionais;
gravitação universal. 4. Energia e trabalho: energia cinética e energia potencial; trabalho e potência;
conservação de energia. 5. Hidrostática: propriedades dos fluidos; densidade e massa específica; pressão;
Teorema de Arquimedes; Teorema de Pascal; princípio fundamental da hidrostática (Teorema de Steven).
6. Termologia: princípios de funcionamento dos termômetros e escalas termométricas; capacidade
calorífica e calor específico; dilatação dos corpos, mudança de estado da matéria; leis da termodinâmica. 7.
Fenômenos ondulatórios e óptica: o movimento ondulatório; ondas longitudinais e transversais; modelo
ondulatório da luz, velocidade de propagação e índice de refração de um meio material; leis da reflexão e
da refração; espelhos planos e esféricos e lentes delgadas. 8. Eletricidade: constituição da matéria;
eletrização dos corpos, indução e capacidade eletrostática; força elétrica e lei de Coulomb; potencial
elétrico, campo elétrico e princípio da superposição; condutores e isolantes; fontes de energia elétrica;
corrente elétrica; resistores; lei de Ohm; efeito Joule; descrever os processos usuais da produção de energia
elétrica; diferenciar geradores reais de geradores ideais; definir corrente elétrica; associar resistores entre si;
aplicar a lei de Ohm e o efeito Joule; interpretar circuitos elétricos com geradores contínuos; aplicar a lei
das malhas e dos nós em circuitos elétricos com geradores contínuos; definir capacitância; associar
capacitores entre si; caracterizar o comportamento de materiais magnetizados; identificar as propriedades
do campo magnético; analisar a relação entre corrente elétrica e campo magnético; analisar a interação
entre dois fios com corrente elétrica; analisar o comportamento de uma carga elétrica num campo
magnético uniforme; circuitos elétricos de corrente contínua; capacitores. 9. Magnetismo: magnetismo dos
corpos; campo magnético e suas propriedades; relação entre correntes elétricas e campo magnético;
interação entre cargas elétricas e campo magnético.
MATEMÁTICA
1. Conjunto: relação de pertinência e inclusão; operações com conjuntos; conjuntos dos números naturais,
inteiros, racionais e irracionais, reais, operações e propriedades. 2. Funções: identificação das relações
funcionais; determinação de domínio e conjunto de valores; identificar funções injetivas, sobrejetivas,
pares, ímpares, crescentes e decrescentes; determinar a composta de duas funções; cálculo da inversa de
uma função bijetiva; identificar funções lineares e determinado coeficiente angular e parâmetro linear;
identificação de equação geral de uma reta; determinar a intersecção de duas retas, caracterizando as
condições de coincidência: paralelismo e perpendicularismo; determinar a solução de equações e de duas
equações a duas incógnitas; função do 2° grau; estudo da parábola; construção de gráficos de trinômios do
2º grau com determinação dos pontos onde corta os eixos; vértices, máximo e mínimo de gráficos;
identificação das funções exponenciais e logarítmicas; caracterização dos gráficos de cálculos, utilizando as
propriedades básicas dessas funções. 3. Álgebra elementar: efetuar operações com frações algébricas;
utilização dos produtos notáveis; utilização dos expoentes inteiros e fracionários; operações com radicais e
racionalização dos denominadores. 4. Matemática comercial: razão; proporção; números diretamente
proporcionais; regra de sociedade; regra de três; porcentagem; descontos; juros simples; resolução de
problemas aplicados ao 1º grau; resolução de inequações lineares e construção do seu gráfico; resolução de
equações do 2° grau e utilização das relações entre os zeros e os coeficientes; resolução de problemas do 2°
grau; resolução de equações do 2° grau, utilizando-se do gráfico das inequações; sistemas de equação do
2°grau. 5. Álgebra: sequências e séries; progressão aritmética e progressão geométrica; logaritmos,
equações exponenciais; equações logarítmicas; matrizes; determinantes; análise combinatória; binômio de
Newton. 6. Trigonometria: propriedades das funções trigonométricas e suas inversas, identificando gráficos
e comportamento periódico; cálculo de valores de ângulos importantes; identidades trigonométricas e
redução de angulo ao 1º quadrante; adição das funções e transformação de somas em produto; resolução de
equações e inequações trigonométricas: aplicação das leis do SENO e do COSSENO. 7. Estudo dos
polinômios: efetuar operações com polinômios; calcular o quociente e o resto da divisão de polinômio por
binômio; utilizar as relações entre coeficientes e as raízes de um polinômio; determinar raízes racionais de
polinômios; fatorar polinômios; decompor funções racionais em frações parciais. 8. Geometria: representar
pontos em um sistema de eixos retangulares no plano; calcular a distância entre dois pontos; determinar
equações de retas (gráficos da equação, equação segmentária, posição relativa de duas retas e de três retas,
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coeficiente angular e coeficiente linear; equação da reta dados um ponto e a direção, paralelismo e
perpendicularismo); circunferências; aplicar as propriedades de semelhanças de triângulos; aplicar as
propriedades dos triângulos e dos paralelogramos; empregar as propriedades de arcos, cordas e tangentes a
uma circunferência; calcular medidas de ângulos na circunferência; calcular áreas das principais figuras
planas; calcular áreas e volumes de prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas; calcular o menor ângulo
entre duas retas; identificar as equações da elipse, da parábola e da hipérbole.
QUÍMICA
1. Espécies químicas e misturas: matéria e substância; mistura e espécies químicas; processos de separação
de misturas; substâncias simples e compostas; propriedades das substâncias; elementos químicos;
fenômenos físicos e químicos; mudanças de estado físico. 2. Estados físicos da matéria: sólidos: cristais,
sublimação, equilíbrio das fases líquidas: características, tensão superficial, evaporação, ebulição, pressão
de vapor, temperatura crítica; gases: leis dos gases ideais, hipótese de Avogrado, densidade, lei de Grahan,
gás perfeito e gás real e suas relações com os volumes de reação. 3. Água: composição e estrutura;
eletrólise. 4. Estrutura da matéria: leis das combinações químicas: ponderais e volumétricas; teoria atômica;
elétrons, prótons e nêutrons; conceitos fundamentais: número atômico, número de massa, isótopos, isóbaros
e isótonos; atomicidade; alotropia; escala de massa atômica; massa molar; número de Avogrado e mol;
fórmulas químicas; composição centesimal. 5. Estrutura atômica: modelos atômicos: estrutura atômica
moderna; orbitais atômicos e números quânticos; distribuição eletrônica dos átomos; princípios de exclusão
de Pauli; princípio de construção das camadas eletrônicas dos átomos; regra de Hund. 6. Classificação
periódica: desenvolvimento da tabela periódica; leis periódicas atuais; propriedades periódicas e
aperiódicas; metais e não-metais; uso de quadro periódico. 7. Ligações químicas: ligação iônica, covalente
e metálica; fórmulas estruturais e de Lewis; propriedades das ligações; moléculas polares e apoiares; estado
de oxidação; ressonância, hibridação, orbitais moleculares; geometria molecular; pontes de hidrogênio;
forças de atração de Van der Waals e polares. 8. Reações químicas: tipo de reações químicas; energia
química; reações de oxi-redução; reações iônicas; balanceamento de equações químicas, inclusive as de
oxi-redução; cálculos estequiométricos; cinética química; velocidade de reação, energia de ativação;
equilíbrio químico: reações reversíveis, equilíbrio em sistemas homogêneos, constante de equilíbrio,
deslocamento de equilíbrios, princípio de Le Chatelier, equilíbrio iônico, grau de ionização, PH e POH. 9.
Funções Inorgânicas - ácidos e bases: definições de acordo com Arrhenius, Bronsted- Lowry e Lewis;
nomenclatura; classificação; propriedades e principais reações. Sais: nomenclatura; reação de salificação;
classificação; propriedades; principais reações; hidrólises; dissociação iônica. Óxidos: conceito;
nomenclatura; classificação; propriedades e principais reações. 10. Soluções: conceito; tipos de soluções;
solubidade; concentração de soluções: título, percentagem em massas, percentagem em volume, fração
molar e molaridade; diluição de soluções; mistura de soluções. 11. Energia: matéria e energia e suas
transformações; unidades de energia; termoquímica: reação química e energia, entalpia, energia livre,
diagramas de energia; lei de Hess; eletroquímica: pilhas e eletrólise. 12. Química do carbono: carbono;
estrutura; ligações do carbono; hibridação; cadeias carbônicas; funções orgânicas: hidrocarbonetos
(alifáticos e alicíclicos saturados e insaturados, hidrocarbonetos aromáticos), álcoois, fenóis, aldeídos,
cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, anidridos, haletos orgânicos, éteres, funções nitrogenadas (aminas,
nitrilas, isonitrilas), nitrocompostos, compostos de funções mistas, isomeria plana e espacial; principais
reações; natureza dos reagentes (eletrofílicos, nucleofílico e radicalar); classificação e identificação das
principais reações: adição, substituição e eliminação. Principais reações de: adição, substituição, eliminação
e oxi-redução; hidrogenação; halogenação; hidratação; nitração; sulfonação; acilação; hidrólise;
saponificação; combustão de hidrocarbonetos; oxi-redução (ozonólise, reações de Tollens, reação de
iodofórmio, reação de Fehling (Benedict).
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BIOLOGIA
1. Considerações gerais sobre Biologia: conceito; divisões; inter-relações com outras ciências. 2.
Metodologia do conhecimento científico: conhecimento; conhecimento científico; método científico. 3.
Citologia: considerações gerais sobre célula; aspectos físico-químicos da célula; método de estudo da
célula; microscópio; organelas: estrutura e função; célula e energia. 4. Embriologia: o desenvolvimento dos
seres vivos; embriogênese. 5. Histologia: tecidos animais; tecidos vegetais. 6. Organização e diversidade
dos seres vivos: características dos seres vivos; diversidade dos seres vivos; classificação; nomenclatura;
reinos. 7. Anatomia e fisiologia dos animais: nutrição; transporte; excreção; coordenação; reprodução;
sistema muscular, nervoso, sensorial e endócrino. 8. Anatomia e fisiologia das plantas: crescimento;
nutrição; hormônios vegetais; reprodução. 9. Estudo dos microorganismos: vírus; bactérias; protozoários.
10. Genética: hereditariedade; mendelismo; probabilidade e genética; polialelismo, interação gênica;
genética do sexo; código genético; genética da população; aberração cromossômica; mutação. 11.
Evolução: teoria da evolução; origem da vida; evolução dos seres vivos. 12. Ecologia: o ambiente dos seres
vivos; matéria e energia na biosfera; população e sociedade; comunidades; ecossistemas da biosfera;
ecossistemas brasileiros; o homem na natureza. 13. Biologia e saúde: aspectos gerais da saúde; nutrição e
saúde; fome; higiene e saúde; principais doenças hereditárias; principais doenças infecciosas e nãoinfecciosas;
stress; drogas e saúde.
HISTÓRIA
I. História Geral:
1. O conceito moderno de História. 2. As sociedades antes da escrita: da origem do homem à Revolução
Neolítica; a revolução urbana; as sociedades do Antigo Oriente próximo (Egípcia, Mesopotâmica,
Hebraica, Fenícia, Persa), economia, política, sociedade e cultura; sociedades escravistas da antiguidade
clássica: Grécia e Roma (economia, política, sociedade e cultura). 3. O Feudalismo: migrações bárbaras;
reinos romano-germânicos; sociedades bizantinas e muçulmanas; as Cruzadas; o Cristianismo na Idade
Média; a cultura medieval; a crise feudal. 4. Formações das Monarquias Nacionais Européias; expansão
marítima e comercial; absolutismo; mercantilismo, colonização; a América e o sistema colonial;
Humanismo e Renascimento; Reforma e Contra-Reforma; Iluminismo; a Revolução Industrial e a formação
da classe operária; formação da sociedade capitalista; o processo de independência das Américas; as
revoluções liberais: Revolução Americana e Revolução Francesa; o império napoleônico. 5. As guerras de
independência e a formação das nações da América Latina; liberalismo econômico e as doutrinas sociais do
século XIX; imperialismo europeu e a partilha da Ásia e África; a Primeira Guerra Mundial; a Segunda
Guerra Mundial; a Revolução Russa; o mundo depois da Segunda Guerra Mundial e a formação da URSS;
o processo de descolonização da Ásia e da África; a Guerra Fria; a Revolução Cubana; movimentos
populares da América Latina e o processo de redemocratização; crises no Leste Europeu; formação de
novos blocos de poder; conflitos no Oriente Médio e Extremo Oriente; o mundo muçulmano na anualidade;
tendências do mundo atual; a participação da Igreja nos problemas mundiais.
II. História do Brasil:
1. Período colonial: comunidades indígenas; expansão marítima e comercial portuguesa; sistema colonial:
produção, trabalho escravo e administração da colônia; sociedade colonial: vida rural, urbanização, igreja,
cultura; o negro no Brasil - Colônia; a conquista do interior: entradas e bandeiras; a expansão pecuária e
mineração; movimentos nativistas. 2. Período imperial: transferência da Corte Portuguesa para o Brasil e o
processo de independência; Primeiro Reinado; regência: instabilidade social e política; Segundo Reinado:
estrutura política, econômica e social; a imigração; abolicionismo; crise da monarquia e instalação da
República. 3. Período republicano: formação e consolidação da República oligárquica; estrutura de poder
na Primeira República; economia agrário-exportadora; industrialização; movimento operário e sindicatos;
conflitos sociais; Revolução de 1930 e o Estado Novo; integralismo e a Aliança Nacional Libertadora
(ANL); fim do Estado Novo. 4. Período de redemocratização: reorganização partidária: Populismo e suas
contradições. 5. O Golpe Militar de 1964; Militarismo e Autoritarismo Pós-64; cultura e comportamento da
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década de 1950; movimentos sociais, culturais e artísticos dos anos de 1960 a 1980; crise no regime militar
e reorganização partidária. 6. Brasil atual: A Nova República; movimentos populares; volta à democracia; o
Governo Collor e suas consequências; constituições do Brasil; a atuação da Igreja em nossos dias;
movimentos artístico-culturais da sociedade brasileira contemporânea.
III. História do Ceará:
1. Período colonial: o povoamento do espaço cearense; organização política, econômica e social da
capitania do Ceará; crise no sistema colonial: rebeliões locais e revoltas emancipacionistas; bases
econômicas do Ceará. 2. Período imperial: o Ceará no século XIX (economia, política e sociedade);
movimentos revolucionários: conflitos políticos e sociais; abolicionismo cearense. 3. Período republicano:
dominação oligárquico-coronelista; a importância da Zona Norte do Estado no contexto político,
econômico, sócio-cultural do Ceará; sedição de Juazeiro; o processo de centralização políticoadministrativo;
a Revolução de 1930 e as interventorias no Ceará; o Estado Novo e a redemocratização no
Ceará; a Igreja e os trabalhadores; a LEC no Ceará: construção da hegemonia político-social; o Golpe
Militar de 1964: controle dos movimentos políticos da sociedade civil cearense; o Governo dos Coronéis e
o projeto de modernização político-administrativo implantado nos últimos anos no Ceará. 4. História Local:
Formas de Ocupação do Vale do Acaraú; a posição de Sobral como polo hegemônico do norte cearense; a
religiosidade como base estrutural da sociedade; a cultura sobralense no contexto regional; a evolução
histórica dos municípios da Região Norte do Ceará e possibilidades de transformação da realidade
existente.
GEOGRAFIA
I. Considerações Teórico-Metodológicas:
1. Conceituar Geografia Moderna. 2. Indicar os objetivos da Geografia Moderna. 3. Interpretar o fato
geográfico. 4. Explicar os princípios da Geografia Moderna.
II. Representação Cartográfica:
1. Aplicar as noções básicas da Cartografia, envolvendo questões de orientação e localização. 2. Resolver
problemas com o uso de escalas. 3. Identificar as principais convenções cartográficas.
III. Geografia Geral - Noções de Geografia Física:
1. Explicar as noções básicas sobre origem e formação das rochas. 2. Indicar as características das rochas
ígneas, sedimentares e metamórficas. 3. Conceituar solo, indicar a espessura e a textura dos solos nos
diferentes ambientes naturais. 4. Classificar as formas de relevo de acordo com a sua origem. 5. Explicar a
formação e evolução do relevo terrestre. 6. Explicar os processos de erosão e suas consequências. 7.
Apontar as características dos principais tipos de clima da Terra. 8. Explicar as influências do clima sobre o
meio. 9. Interpretar as fases do ciclo hidrológico. 10. Indicar e justificar a importância dos oceanos e mares.
11. Explicar a ação das águas superficiais, levando em conta suas causas, consequências e importância. 12.
Localizar as principais bacias hidrográficas e avaliar sua importância. 13. Explicar a distribuição dos
animais e vegetais na superfície do globo, considerando as influências do meio. 14. Avaliar os recursos
naturais, levando em conta sua exploração e transformação. 15. Interpretar as interações e/ou as relações
mútuas entre os componentes geoambientais para fins de delimitação de ambientes naturais homogêneos
(geossistemas).
IV. Geografia Geral - Noções de Geografia Humana:
1. Justificar a distribuição da população no globo. 2. Explicar a questão populacional, considerando:
malthusianismo, neomalthusianismo, exército de reserva, políticas demográficas e a discriminação da
mulher, do menor, do índio e do negro. 3. Explicar os aspectos ligados à composição da população. 4.
Conceituar atividade primária, secundária e terciária. 5. Indicar os sistemas de atividade agrícola. 6.
Explicar a questão agrária e os seus desdobramentos: a degradação ambiental, as relações sociais de
produção, os conflitos sociais e a reforma agrária. 7. Analisar a agricultura e a pecuária como fonte de
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obtenção de subsistência e de matéria-prima. 8. Compreender o processo de exploração da terra, levando
em conta a estrutura fundiária e a dinâmica das forças produtivas. 9. Analisar o espaço urbano, levando em
conta a centralização do poder político e econômico: na indústria, no comércio e nos serviços. 10. Explicar
o processo de produção industrial. 11. Estabelecer relação entre o processo de industrialização e de
urbanização. 12. Analisar o processo de urbanização dos países do Terceiro Mundo e dos países
desenvolvidos. 13. Explicar a questão urbana e os seus desdobramentos: gradação ambiental, favelização e
movimentos sociais. 14. Explicar a dinâmica da relação cidade-campo na produção do espaço geográfico.
15. Analisar a composição e mobilidade da força de trabalho, partindo das relações sociais de produção. 16.
Analisar a produção, a circulação e o consumo de riquezas, considerando: a divisão internacional e nacional
do trabalho, as trocas desiguais e o sistema financeiro internacional.
V. Geografia Regional:
1. Apontar aspectos gerais da Ásia, Europa, África e Oceania. 2. Apontar traços gerais da Geografia
Regional das Américas. 3. Analisar a exploração da Antártida.
VI. Organização do Espaço e Domínios Naturais do Brasil, do Nordeste e do Ceará:
1. Indicar, interpretar e relacionar os traços característicos das condições geológicas, geomorfológicas,
climáticas, hidrográficas, edáficas e fitogeográficas. 2. Explicar as diferenças geoecológicas dos domínios
naturais. 3. Relacionar as características do ambiente natural com o rural e o urbano. 4. Identificar os
problemas derivados da ocupação do espaço e suas implicações quanto ao uso indisciplinado dos recursos
naturais e do meio ambiente natural. 5. Compreender o processo de ocupação do espaço brasileiro, do
Nordeste e do Ceará, levando em conta as diversidades de domínios naturais. 6. Analisar a produção do
espaço brasileiro do Nordeste, considerando: as potencialidades e limitações dos recursos naturais, a
população, o agrário, o urbano-industrial e as atividades terciárias e as desigualdades regionais. 7. Explicar
a política de povoamento, migração interna e imigração do Brasil. 8. Identificar a divisão administrativa da
União, Estados e Município

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