3 de fev. de 2011

Os olhares

O artista plástico Adelio Sarro abre hoje sua nova mostra, "Arte Acesso", composta por 16 painéis. Às 19h30, no Espaço Multiuso do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Dois anos depois da exposição "Magia das Cores", o artista plástico paulista Adelio Sarro retorna a Fortaleza, com a nova coleção de trabalhos. "Arte Acesso" traz 16 painéis, com cerca de 1,30 metros de comprimento cada. Eles ficarão expostos a partir de hoje, no Espaço Multiuso do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A abertura da individual acontece às 19h30. A exposição fica em cartaz até 3 de abril.
Amanhã, às 18 horas, Sarro realiza uma palestra sobre sua trajetória e o momento atual de seu trabalho. Ele volta à cidade em abril. No dia 1º, ele coordena um workshop para 40 participantes, selecionados de escolas públicas de Fortaleza.
"Arte Acesso" exibe uma confluência de temáticas e seres (o universo feminino, a família, o trabalho no campo e o amor); compartilhando entre si de um efeito suave frente ao multicolorido harmônico das pinceladas de um artista fascinado pela pureza das cores. As diversas fases da obra de Sarro, durante os mais de 30 anos da sua carreira artística, são caracterizadas por suas tonalidades, bem como por expressões faciais mais delicadas ou mais duras.
O curador da exposição, Marcel Markus, destaca que o biênio de 2009 e 2010 foi bastante produtivo para o artista. Além dos trabalhos que compõem "Arte Acesso", Adelio Sarro construiu conjuntos de esculturas monumentais em diversas cidades do interior paulista.
"A Coleção já foi mostrada em espaços nobres de São Paulo e do Paraná. Seis eventos e exposições fizeram parte da turnê de Sarro em 2010 na Europa, entre eles a bela exposição no tradicional Pállfy Palace, um centro de seminários e cultura, no Centro de Bratislava, Eslováquia, e a grandiosa exposição no Palácio das Artes em Cracóvia, um dos museus mais conhecidos de Colônia. Lá foi mostrada a sua completa Coleção ´Força, Magia e Cores do Brasil´", destaca Markus.
Acessibilidade
Em sua mostra individual, Sarro faz referências aos personagens da noite, perdidos ou não, às crianças desamparadas, aos vitimados pela "revolta natural dos pássaros e dos planetas". Nesse conjunto de inspirações, referências e exteriorizações, a mostra reúne as obras "À Beira do Caminho", "Astros Luminosos", "Balé dos Anjos", "Canção Noturna", "Cordas Adormecidas", "Corpos Místicos", "Frutos do Eden", "Grito Noturno", "Mulheres do Passado", "Musas da Noite", "Os Revoltosos", "Perdidos na Noite", "Portas Fechadas", "Sobrevivência", "Sonho Quebrado" e "Sonhos Cruzados".
A exposição surgiu a partir das pesquisas de Adelio Sarro ligadas à questão da acessibilidade e da compreensão de suas obras por portadores de necessidades especiais . "Na nova coleção, Sarro desenvolveu um método próprio para que, mesmo os completamente cegos, percebam sua obra ´lendo´ em Braile ou pelo tato, os textos escritos sobre cada uma das telas", explica o curador.
O resultado é um acesso direto à obra. O visitante poderá tatear as telas e perceber as figuras e as cores de acordo com as variadas texturas produzidas para este conjunto. "Numa pintura que explode em cores, uma pessoa cega, por exemplo, vai distinguir as massas cromáticas pelo tato. É ler a obra com as pontas dos dedos", detalha.
Fique por dentro
Perfil
O pintor, escultor e muralista Adelio Sarro nasceu em Andradina, interior de São Paulo. Em 1972, autodidata, conheceu e ficou fascinado pela obra de Portinari, iniciou-se na pintura e criou o seu próprio estilo. Nos últimos 12 anos, o artista produziu obras de destaque internacional.Através de suas participações no Fórum Econômico Mundial em Davos, com uma coleção sobre as crianças ("O futuro é nosso", 1999) e a exposição do painel sobre a globalização (2003), Sarro ganhou destaque na mídia mundial. Ele realizou exposições no Palais des Nations, na ONU em Genebra, no Museu de Arte Moderna em Moscou e no Museu da Academia de Artes em St.Petersburg, como no Palácio da Artes em Cracóvia, na Polônia, entre outros. Sarro expressa o mundo de suas personagens também em forma monumental, criando esculturas, painéis e chafarizes em concreto, que já estão instalados em muitas praças públicas. Fonte: http://www.sarro.info

MAIS INFORMAÇÕES
Arte Acesso, com obras do artista Adelio Sarro e curadoria de Marcel Markus. Abertura às 19h30, no Espaço Multiuso do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema). Amanhã, às 18 horas, o artista realiza uma palestra aberta ao público, no mesmo local. Gratuito. Contato: (85) 3488.8600
ANA CECÍLIA SOARES
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário