2 de jan. de 2011

Programa Bolsa Floresta auxilia mais de 7,2 mil família no Amazonas

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) divulgou que mais de 7,2 mil famílias estão sendo beneficiadas pelo Programa Bolsa Floresta em 15 unidades de conservação do Amazonas. Para isso foram investidos mais de R$ 12,5 milhões. O balanço consolidado e auditado pela auditoria independente PwC será divulgado em março de 2011, data de publicação do Relatório de Gestão 2010 da instituição.
“Entre as principais realizações da FAS encontra-se o processo de crescimento e contínuo aprimoramento do Programa Bolsa Floresta, iniciamos o ano com 6,3 mil famílias beneficiadas e estamos terminando o ano com mais de 7,2 mil famílias atendidas pelo Programa, o que representa mais de 32 mil pessoas”, afirma Virgilio Viana, superintendente geral da Fundação Amazonas Sustentável.
A avaliação é positiva também por parte dos comunitários beneficiados, como foi possível constatar nos três Encontros de Lideranças das Associações das Unidades de Conservação realizados pela instituição ao longo do ano.
O acompanhamento do PBF é feito em tempo real. O planejamento de atividades nas unidades de conservação onde o programa está implantado é enviado no início do ano à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SDS) e uma mensagem com atualização da agenda de trabalho é enviada a cada três meses. A coordenação do planejamento permite que todas as atividades de campo sejam acompanhadas pelos técnicos da SDS/Ceuc. As informações mensais sobre o progresso do PBF são enviados à Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) e disponibilizados ao público em geral, por meio do E-Siga (www.e-siga.am.gov.br).
O PBF é composto de quatro componentes:
Bolsa Floresta Renda (BFR) - incentiva a produção sustentável
Bolsa Floresta Social (BFS) - investe em educação, saúde, transporte e comunicação nas unidades de conservação
Bolsa Floresta Familiar (BFF) - beneficia famílias envolvidas na redução de desmatamentos
Bolsa Floresta Associação (BFA) - auxilia no fortalecimento de associações de moradores e promove o controle social do programa.
A Fundação Amazonas Sustentável
A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma instituição público-privada, sem fins lucrativos, não-governamental, fundada no dia 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco.
Com a missão de promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida dos moradores das unidades de conservação do Estado do Amazonas, por meio da valorização dos serviços e produtos ambientais, a FAS tem como prioridade implementar o Bolsa Floresta, maior programa de pagamento por serviços ambientais no mundo, reconhecendo o papel das populações tradicionais para a conservação da floresta amazônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário