8 de jul. de 2012

GT

QUANDO O TRABALHO ADOECE: UMA ANÁLISE SOBRE O TELEATENDIMENTO

Aurélio Cassiano de Oliveira (Aluno), Adelita Neto Carleial (Orientador)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE
CENTRO DE HUMANIDADES (CIÊNCIAS SOCIAIS)

Resumo
O modo como se dá a racionalização do processo de produção capitalista no setor de callcenter, tem sido atualmente motivo de questionamento sociológico devido ao fato de que este, além de ocasionar a precarização do trabalho, causa também o adoecimento físico-psíquico do trabalhador. Diante disso foi desenvolvido um estudo na cidade de fortaleza com objetivode investigar e analisar como se dá o processo de adoecimento dos teleoperadoresnas organizaçõesresponsáveis por realizar atividades de teleatendimento. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizando como opção metodológica, a dialética marxista quanto fonte bibliográfica, observações e entrevistassemi-estruturadas, quanto estudo de campo, no intuito de apresentar uma analise qualitativa da problemática. Após a concretização da análise dos dados, constatamos que o trabalho repetitivo, as pressões interna para a produção do capital, os controles produtivos empregados no sentido de orientar o trabalho dos teleatendentes, causa sérios problemas de saúde, como distúrbios físicos e distúrbios psíquicos, a estes trabalhadores.

Palavras-chave: Racionalização, Call Center, Teleoperadores, Adoecimento.  

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