QUANDO
O TRABALHO ADOECE: UMA ANÁLISE SOBRE O TELEATENDIMENTO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ –
UECE
CENTRO DE HUMANIDADES (CIÊNCIAS
SOCIAIS)
Resumo
O
modo como se dá a racionalização do processo de produção capitalista no setor
de callcenter, tem sido atualmente
motivo de questionamento sociológico devido ao fato de que este, além de
ocasionar a precarização do trabalho, causa também o adoecimento físico-psíquico
do trabalhador. Diante disso foi desenvolvido um estudo na cidade de fortaleza
com objetivode investigar e analisar como se dá o processo de adoecimento dos
teleoperadoresnas organizaçõesresponsáveis por realizar atividades de
teleatendimento. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizando como opção
metodológica, a dialética marxista quanto fonte bibliográfica, observações e
entrevistassemi-estruturadas, quanto estudo de campo, no intuito de apresentar
uma analise qualitativa da problemática. Após a concretização da análise dos
dados, constatamos que o trabalho repetitivo, as pressões interna para a
produção do capital, os controles produtivos empregados no sentido de orientar
o trabalho dos teleatendentes, causa sérios problemas de saúde, como distúrbios
físicos e distúrbios psíquicos, a estes trabalhadores.
Palavras-chave:
Racionalização, Call Center, Teleoperadores, Adoecimento.
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