10 de jul. de 2013

Abertura do V Simpósio Ipu

e Cultura: desfragmentação do poder'
Com o tema "Mídia e Cultura: Desfragmentação do poder?" e com o principal objetivo de promover uma avaliação do estado atual de estudos sobre a problemática da sociedade civil na sua relação com o estado, em distintos espaços e temporalidades, aprofundando o intercâmbio de pesquisas e reflexões sobre atuais em torno das práticas intra e inter do Poder da Mídia, deu-se inicio o V Simpósio de Ipu.
Um público na maioria composto de universitários de Ipu e cidades vizinhas lotou na noite de ontem, terça-feira (09/07), o auditório da Escola Profissionalizante de Ipu na abertura oficial do Simpósio de Ipu, evento que acontece no seu quinto ano consecutivo.

Autoridades do município que são patrocinadores e
 realizadores do evento fizeram uso da palavra.
Durante o Simpósio, realizado nesse ano no período de 9 a 14 de Julho, haverá discussão por meio de mesa redonda, palestras e minicursos, como também é possível ter emoção, diversão e alegria através de atrações culturais com grupos de danças, visitas dirigidas, trilhas, shows, sarau de literatura e café filosófico, na qual acontecerá debates acerca do próprio simpósio.   

Na noite de abertura do V Simpósio foi realizada uma conferência abordando o tema principal do evento. Os palestrantes foram os jornalistas: Osvaldo Bertolino, escritor e pesquisador da fundação Maurício Grabois e editor do portal da instituição e Ivina Carla Sousa, tendo como moderador da conferência o professor doutorando em sociologia, Pedro Fernandes (UVA/UFRN).
Jornalista Osvaldo Bertolino, conferencista da noite de ontem
 A final que é o Simpósio?
"Simpósio é um termo que se referia na Grécia Antiga, a festa onde se bebia, geralmente era realizada com um banquete, e durante o qual eram travados diálogos de música intelectuais, enquanto escravos ou empregados faziam apresentações de música e dança. Recentemente o termo passou a designar qualquer conferencia acadêmica ministrada em universidades, que segue um formato abertamente discursivo e não o formato tradicional.
Partindo do pressuposto acima, o Simpósio de Ipu busca ofertar, aqueles que dele usufruem, conhecimento tomando como ponto de partida a cultura e desenvolvimento da região. Da união entre "Simpósio Grego" e "Simpósio Atual" surge o Simpósio de Ipu ao qual possibilita aos jovens uma discussão por meio de mesa redonda, palestras e minicursos."
O Simpósio de Ipu tem como idealizador e articulador o jovem Marcos Sampaio (foto ao lado), que para a realização do mesmo busca junto aos setores públicos e privados parcerias: Nesse ano o V Simpósio tem como realizadores: Universidade Estadual Vale do Acaraú, ONG Biodiversidade, Sebrae/CE e Prefeitura Municipal de Ipu. Patrocinadores Master: Governo do Estado do Ceará, Caixa Econômica Federal, Governo Federal, SESC, Assembleia Legislativa do Ceará Dep Sérgio Aguiar e IVA. Apoio Institucional: Centec, 5ª CREDE, ACHEI, STR de Ipu, Conderi, AFAI e AILCA.

Um comentário:

  1. Esse evento é pioneiro em sua filosofia de ação. O Simpósio Ipu chegou a sua quinta edição com vigor e um tema pra lá de importante e atual, tanto na esfera pública quanto na privada. Estou apreciando e aproveitando cada segundo da programação, que abrange diversas áreas acadêmicas e inúmeras expressões culturais.

    ResponderExcluir